Gi FABRE : #ProjetoBYemação | Especial Páscoa !

sexta-feira, 30 de março de 2018

#ProjetoBYemação | Especial Páscoa !

Páscoa, época dos chocolates, coelhinhos da páscoa, mas você sabe qual é a origem, verdadeiro significado e porque ela é comemorada? 
NÃO !! Eu vou te explicar tudinho.

ORIGEM DA PÁSCOA !

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. 
Antes do Cristianismo, a entrada da primavera era comemorada em rituais que têm muito em comum com a Páscoa dos cristãos. Praticamente, todos os povos têm sua versão da festa: entre os romanos é a festa da deusa Réia ou Cibele. Entre os egípcios, a comemoração era para Osíris – que também ressuscitava. Até mesmo o Pessach, a páscoa judaica que deu origem à cristã, surgiu dos rituais da primavera dos pastores e agricultores hebreus, com seus pães sem fermento e sacrifício de animais.
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). Ainda hoje, os cristãos celebram a Páscoa valorizando e enfatizando a importância da ressureição de Jesus Cristo.
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.   


COELHINHO DA PÁSCOA ! 


Símbolo da Páscoa. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.







CHOCOLATE NA PÁSCOA !

A cultura do chocolate foi inserida pelos franceses, só no século 18. Antes os ovos dados de presente eram de galinha e não de chocolate. Símbolos do início da vida, eles não serviam para serem comidos. Eram decorados e celebravam Eostre, representada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, alegoria da fertilidade.
DEUSA EOSTRE
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.



Tudo tem  uma razão nessa vida, neh. Espero muito que você tenha gostado de saber a história da Páscoa. 
Eu e mais algumas meninas estamos participando do #ProjetoBYemação, onde cada uma preparou algo bem especial para a Páscoa, te convido à dar uma olhadinha no que elas fizeram.

Seguem os links abaixo:

1- Gi Fabre:


2- Dicas de Catharina:

3- Karina Autieri:

4- Dianny:

5- Evelyn:

6- Thais Lima:



❁❁ OBRIGADA ❁❁

14 comentários:

  1. Muito bacana, não sabia dessa história sobre a Páscoa, obrigada por trazer isso pra nós. Super bjo e feliz Páscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia algumas partes sobre a Páscoa, por exemplo, a do por que o coelho ser o símbolo da Páscoa!? Não sabia e adorei saber do porque. Muito legal mesmo trazer isso para nós

      Excluir
  2. Eu já sabia da história da Páscoa mas não sabia da origem do Coelho e dos ovos, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem da história sabia rsrsr, mas o post dela foi bem esclarecedor né. Eu amei

      Excluir
  3. Eu conheço a história da páscoa , e hoje eu fico bem triste que virou só vendas de ovos de chocolates, mais pelo menos em casa eu tento mostrar aos meus filhos que a páscoa é um dia para celebramos a vida , a nossa existência .amei o post arrasou linda

    ResponderExcluir
  4. Adoro saber a origem das coisas, a história de cada data. Infelizmente muitas coisas vão se perdendo o transformado.

    ResponderExcluir
  5. Gata adorei saber o significado da Pascoa, alguns eu já sabia sobre os hebreus e sobre a ressurreição de Jesus Cristo.
    Agora sobre o Egito e na Grécia eu não sabia.

    ResponderExcluir
  6. Achei incrivel você trazer o significado da Páscoa de forma neutra sem apelar por religiões ficou demais.

    ResponderExcluir
  7. Cara, super interessantíssimo você trazer o significado da Páscoa! Eu sabia de uma parte da história mas não sabia o por que do coelho! Arrasou no post. Feliz Páscoa lindona

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante a história da páscoa. Arrasou gih. Adoreiii

    ResponderExcluir
  9. Gi, arrasou no post! Muita informação que eu não tinha ideia, os significados e tudo mais. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela arrasou demais, e que blog mais fofo, adorei

      Excluir
  10. A pascoa antigamente tinha muito mais sentido, hoje em dia é comercial, a igreja catolica ajudou a tornar comercial. A Pascoa é pra celebrar a fertilidade, a colheita, e não a ressureição de cristo, assim como Natal não é o nascimento dele, dados mostram que cristo nasceu bem depois do dia 25 de Dezembro.

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante o post com a história da Páscoa e a evolução que o mundo fez com ela, até porque hoje em dia o que se comemora é apenas o coelhinho para se vender bastante ovos de chocolates, esquecendo do sacrifício de Jesus e o que ele significa para nós!

    Desvendando Segredos | www.talytaxavier.com

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE !